Tudo o que existe no Universo é consciência, incluindo você. Sua consciência ou Centelha Divina é quem realmente você é, e não o seu ego.
O ego não é uma entidade à parte. É apenas um processo mental que organiza sua história e lhe dá um sentido de identidade. Faz com que se identifique com seu corpo, nome, filiação, estado civil, profissão, nível de escolaridade, classe social, crenças e religião. O ego traduz um processo de contração da consciência.
O ego funciona através de condicionamentos que são respostas aprendidas, automáticas e repetitivas a um mesmo estímulo. É movido pelo medo e, por isso, privilegia a competição.
O ego serve para resolver questões práticas da vida, é um subordinado útil quando bem organizado. Mas, na maioria das pessoas o ego é quem controla as suas motivações e atitudes.
Quem vive orientado pelo ego pensa primeiro em seus próprios interesses, quer ter razão em tudo e ganhar todas as disputas. Apenas sobrevive, sem criatividade, manifestando uma vida repetitiva e cheia de drama. Todo o sofrimento do ser humano está apoiado no controle do ego, que resiste à realidade e que é separatista por natureza.
A Centelha Divina é seu aspecto mais amplo e sábio, o seu verdadeiro ser. É eterna e está em evolução contínua. Funciona através da criatividade ilimitada, pois tem conexão direta com o Todo. É movida pelo amor, por isso privilegia a cooperação.
Quem está orientado pela Centelha Divina realmente vive, tem o domínio de sua realidade. A cada instante podemos escolher entre ego e Centelha Divina, e essa escolha determina o tipo de vida que criamos.
É importante saber que só existe uma única Consciência que se manifesta de diferentes maneiras. Ela é uma única onda que está em tudo o que existe, nos seres animados e inanimados. Desde um elétron a uma galáxia, tudo tem consciência, mas em diferentes graus. Essa é a explicação para a expressão: somos todos um.
Aloha! sempre atenta!
Ego, atuação da persona.
Somos originarios da mesma Fonte uns trabalhando para todos. Todo bem ou todo o mal, aq qualquer distãncia gera consequencias. Namaste.